A vida é um ciclo perfeito que não tem fim. Primeiro, somos filhos, depois nos tornamos pais, avós e assim por diante. Quando ainda pequenos acho que a última coisa que passa pela cabeça de nossos pais é que vamos crescer e ser independentes um dia.
Quando ainda somos bebês, temos a incrível capacidade de aprender um idioma apenas por ouvir a voz dos nossos pais e outros. Falar é uma 'habilidade motora muito complexa e exige uma coordenação de músculos, lábios, o palato e a laringe' é o que diz a Dra. Lise Eliot. Após um grande aprendizado acompanhado e adorado pelos pais encantados a criança chega em uma outra fase, onde exploram mais o limite de um mundo em expansão interagindo com as pessoas, parentes, amigos ou colegas de escola.
"Infelizmente, pesquisas mostram que 17% dos alunos brasileiros de 10 a 13 anos estão envolvidos em Bullying ( sendo eles vitimas ou agressores)" - O Estadão De São Paulo.
E é nessa fase que temos como principal ídolo, herói e influencia nossos pais. Durante esse momento aprendemos a diferenciar o certo do errado. Tempos atrás pesquisadores achavam que o cérebro de uma criança estava desenvolvido aos 5 anos de idade, e hoje eles acreditam que embora haja mudanças no tamanho do cérebro o mesmo não acontece com o seu funcionamento. A diferença é que durante a adolescência quando acontecem a explosão de hormônios o cérebro passa a também analisar as coisas a volta de tudo. E a convivência com adultos aumenta tanto no trabalho como socialmente e essas novas associações trazem grandes mudanças, pois passam a receber responsabilidades dos adultos. Depois de tudo isso, você amigo leitor terá os seus filhos. E assim como seus pais vai dar um duro danado tentando dar continuidade no ciclo da vida.
"O custo estimado de se criar um filho que nascido em 2008 até os 18 anos em uma família de classe média é de 221.190 Dólares." Departamento de Agricultura do EUA.
Garoto que é o mais jovem pai britânico aos 13 anos. |
Um dos grandes problemas que está acontecendo com o ciclo é a explosão demográfica. Crianças sendo pais de crianças. A informação e a facilidade aumentaram a irresponsabilidade de adolescentes. Que apesar de terem informações corretas não as cumprem. Não sou puritano nem digo que a grande difusão de informações seja ruim, mas há 50 anos um garoto de 13 anos como o da foto ao lado não saberia o que é sexo !
Muitos esquecem que junto com o fazer tem o criar. Uma pesquisa recente diz que 'os pais não sabem mais brincar com seus filhos'. E um terço deles confessou que acha entediante brincar, e outros ainda disseram que não tem tempo ou ideias. A dra Psicóloga Tanya Byron, fala sobre a pesquisa: "Há quatro ingredientes básicos para que uma brincadeira entre pais e filhos seja bem sucedida: educação, inspiração, integração e comunicação." Muitos escolhem jogos eletrônicos enquanto os filhos preferem atividades ao ar livre. A preguiça e a falta de interesse é tão grande que existem serviços na internet que oferecem ajuda aos pais que não tem tempo de ler histórias com seus filhos na hora de dormir. O jornal Daily telegraph explicaa: "Um programa de computador de alta tecnologia grava a voz dos pais lendo uma história e acrescenta efeitos sonoros e depois envia o arquivo ao Email do filho." Só que deveria ser um prazer o pai ler com o filho uma história, ensinando que ler é como uma viagem para o mundo do conhecimento. Será que um áudio de computador poderá oferecer o aconchego e o prazer de um abraço dos pais ao lerem um conto infantil?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem o quanto quiserem, vale dar opinião, sugestões e fazer pedidos.