quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Perdemos um Gênio


Morre nesta quarta-feira, dia 5 de Outubro aos 56 anos de idade, um Gênio que revolucionou a história da Informática. Sim, estou falando de Steve Jobs, fundador e Ex-presidente da Apple. Este magnata e inventor americano que nasceu em 24 de fevereiro de 1955 na cidade de São Francisco, Califórnia, simplesmente desenvolveu em conjunto com Steve Wozniak, a primeira linha de computadores pessoais comercializados no mundo, denominados de Apple II, sendo criado logo em seguida com uma interface gráfica guiada pelo mouse, o famoso Macintosh.

Ao lado de Wozniak, Jobs fundou a Apple Computer em 1976 com o lançamento de seus respeitados e criativos computadores simples, enfatizando um projeto que no futuro veio a ser uma demonstração de sua genialidade com o desenvolvimento do Macintosh, que era constituído pela interface gráfica baseada na navegação em ícones, pastas e janelas através de um mouse criado pela Xerox Corporation que por sua vez, causou grandes polêmicas na Apple pela acusação de espionagem com o desenvolvimento do seu primeiro sistema operacional chamado de MAC OS. Enfim, esse cara foi um dos maiores defensores da popularização da tecnologia, ou seja, ele acreditava que computadores podiam ser facilmente manuseados por qualquer pessoa.

Jobs lutou contra o câncer desde 2004, e isso o deixou debilitado fisicamente nos melhores “anos comerciais” da Apple. "Ninguém quer morrer" afirma ele em discurso a formandos da universidade de Stanford em junho de 2005. O então zen-budista Steve Jobs, deixa a indústria da tecnologia órfã e também deixará fortes lembranças de suas criações tecnológicas (iPad, iPhone, etc). Jobs era perfeccionista, gostava de analisar e acompanhar toda a linha de produção da Apple, ou seja, nenhum produto da companhia era destinado aos consumidores sem que houvesse sua aprovação de qualidade e excentricidade, desde um pequeno parafuso a qualquer detalhe que venha a ter no produto.


Steve Jobs foi expulso da empresa por John Sculley em 1985 e após retornar a Apple em 1997 na sua mais nova gestão, o então genial executivo conseguiu o que para muitos seria impossível, “Ressuscitar a Apple”. Para você ter uma ideia caro leitor (a), Jobs em sua segunda gestão na empresa, fez a Apple sair da provável falência para se tornar a segunda mais valiosa do mercado em que simplesmente suas ações cresceram mais de 2.000% nos últimos anos, superando até as gigantes e poderosas empresas de tecnologia do mercado atual Microsoft e Google e pra reforçar um pouco mais, Em 2010, a Apple foi a única empresa a crescer no mercado de tecnologia. Não vejo outra palavra para descrever esse feito de Jobs a não ser “Genialidade”.

Não há outro “Steve Jobs”, talvez nem venha a surgir, mas de uma coisa eu tenho certeza, sua genialidade jamais será esquecida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem o quanto quiserem, vale dar opinião, sugestões e fazer pedidos.